sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tradições...

Cada país tem a sua tradição quando o assunto é casamento. As superstições almejam o mesmo: trazer boa sorte, amor e prosperidade, mas se manifestam ao redor do mundo de formas bem diferentes: de moedas e nomes colocados no sapato a detalhes azuis escondidos sob a roupa da noiva.
Então, se você é uma noiva superticiosa, aproveite essas dicas para que dê tudo certo!!!

Quem será a próxima a casar?
Na maioria dos países em que prevalece a religião cristã, as noivas jogam o buquê de costas, por cima dos ombros, para as convidadas. Quem pegar o buquê é a próxima a se casar. Já na Turquia, as amigas da noiva escrevem o seu nome no sapato da noiva. O primeiro nome que apagar até o fim da cerimônia é o da próxima a se casar.

No México, país de forte tradição católica, o buquê não indica quem é a próxima a dizer o “sim”, mas tem forte simbolismo religioso: antes de deixar a igreja, a noiva simplesmente o deposita aos pés da imagem da Virgem Maria.
Na Espanha, são os homens que descobrem quem é próximo a se casar: o primeiro amigo que cortar a gravata do noivo logo pisará na igreja. No Brasil, a gravata já tem outro papel: arrecadar dinheiro. Cada convidado que contribuir com o casamento leva para casa um pedacinho da gravata do noivo.

Para dar sorte
Comum nos Estados Unidos, a rima “something old, something new, something borrowed, something blue” nasceu na Inglaterra. Ela reza que a noiva deve usar, durante a cerimônia, algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul. O velho simboliza a continuidade, o novo, a esperança. O que vem emprestado é símbolo de um futuro de felicidade concedido por um amigo da família. Já o azul representa a pureza e serve para "cortar a inveja" das moças solteiras. Recomenda-se também "usar o véu, uma jóia e até mesmo o vestido" de uma esposa que foi bem-sucedida em seu casamento (avó, mãe etc).


Jogar arroz nos noivos também é comum em muitos países. A tradição nasceu na China e simboliza o desejo de uma vida farta aos noivos, já que o arroz era considerado o símbolo de fartura na época. Ainda na China os idosos da família dão dinheiro em envelopes vermelhos, durante o ritual. Aliás, a cor vermelha é o centro do casamento chinês. Ela está presente no vestido da noiva, nos convites, nas caixas de presente e até na decoração da casa dos noivos. Vermelho significa amor, alegria e prosperidade.

Na Suécia, a mãe da noiva dá uma moeda de ouro para ela colocar no sapato direito e o seu pai lhe dá uma moeda de prata para ser colocada no sapato esquerdo. Com o costume, eles garantem um bom futuro para o casamento da filha.

Um comentário:

  1. A foto do arroz é do fotógrafo Gerson Paes da ALFA FOTO / www.alfafoto.com.br

    ResponderExcluir